Segundo o ex-presidente Lula, se o PT voltar ao poder, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) vai ajudar a governar o Brasil. A declaração de Lula é parte de um vídeo publicado pouco depois de uma reunião com o coordenador do movimento social, Guilherme Boulos (Psol).
“Se a gente voltar a governar esse país, não pensem que vai ter moleza, não”, disse Lula aos membros do MTST. “Nós vamos nos encontrar muitas vezes para discutir a qualidade da casa, para discutir como gerenciar essas casas. E vocês vão assumir a responsabilidade, como já assumiram em tantos lugares que vocês fizeram conjuntos habitacionais de muita qualidade”, completou.
“Os membros do MTST não serão coadjuvantes, mas, sim, sujeitos da história”, disse Lula. “Terão de ajudar a construir programas, a conquistar e ajudar a governar.”
O ex-presidente afirmou ter falado com Boulos sobre a retomada de projetos habitacionais “abandonados” pelo atual governo, como o Minha Casa, Minha Vida. “Aquele trabalho que vocês fazem, e em muitos lugares foi abandonado, não tem mais dinheiro, não tem mais ninguém que cuida disso.”.
Lula disse ainda que o papel do MTST será cuidar da política habitacional. “Estudaremos um novo jeito de fazer casas, valorizando mais a participação dos movimentos sociais.”
No Twitter, o MTST disse que reafirmou o “compromisso com a Política Habitacional no Brasil” no encontro com Lula e classificou como “urgente” a “retomada de programas sociais”.
De acordo com o ex-presidente, vai ser preciso “brigar muito” para voltar ao poder. Entre outras promessas, Lula afirmou que irá reconquistar direitos trabalhistas, aumentar o salário mínimo, o Fies e o ProUni.
Ele também disse que a “extrema direita” tirou direitos dos mais pobres e que o presidente Jair Bolsonaro “abandonou” projetos de moradia, mesmo a atual gestão tendo lançado o programa Casa Verde e Amarela.
Comentários