Após décadas de trabalho duro e muitas tentativas, Rene Neira, de 87 anos, finalmente conquistou seu tão batalhado diploma universitário, completando a faculdade junto de sua neta.
Na década de 50, Neira se matriculou no ensino superior pela primeira vez, porém largou os estudos quando conheceu sua futura esposa, com quem logo começou uma família. Ele tentou voltar à sala por diversas vezes após seus filhos já estarem crescidos, incluindo novas matrículas nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Contudo, sempre acontecia algo, e o homem não conseguia prosseguir seu sonho acadêmico.
Em 2016, aos 82 anos, Neira entrou para a faculdade Palo Alto, em San Antonio, exatamente no mesmo ano em que sua neta, Melanie Salazar, começava seu ano de caloura por lá. Juntos, terminaram seus estudos e receberam seus certificados. Porém, não era o suficiente.
Dois anos mais tarde, avô e neta seguiram seus sonhos universitários, sendo aceitos e se matriculando juntos na Universidade do Texas em San Antonio. Ela, estudante de comunicações, enquanto ele, estudante de economia.
“Nunca tivemos aulas juntos, mas havia momentos em que nos encontrávamos para almoçar no refeitório, ou às vezes íamos estudar juntos na biblioteca”, disse Salazar.
A neta ainda contou que, apesar de lá dentro ele ser apenas seu avô, Neira era considerado quase que uma entidade no campus, sendo amado e respeitado por todos.
“Pelo que foi compartilhado comigo, ele sempre tinha algo a dizer. Seus colegas de classe se sentiam motivados e inspirados com sua presença”, disse Salazar. “E muitas vezes um professor falava sobre o passado e dizia: ‘Ei, Rene, você viveu aquele período, conte-nos mais sobre o que você lembra durante esse tempo.”
Mesmo não obtendo créditos suficientes para se graduar, a superação de Neira falou mais alto para os diretores, que concederam o diploma de maneira honrosa ao senhor. Emocionados, avô e neta atravessaram o tapete e subiram ao palco, recebendo juntos os seus certificados.
“Foi lindo, emocionante ver o encerramento deste tão importante capítulo na vida dele. Algo que batalhou e sonhou desde os anos 50, agora finalmente conquistado pelo meu avô”, completou Salazar.
Comentários