Nesta semana, o iPhone completou 15 anos, e para comemorar a data, o Wall Street Journal gravou um documentário sobre o icônico celular.
Já disponível no YouTube, o documentário conta com a participação de figuras importantes da empresa, como diretor de marketing Greg Joswiak. Ele declarou que a Samsung era “irritante” por copiar o iPhone nos primeiro anos de existência dos smartphones e teria feito “cópias pobres” dos primeiros modelos do smartphone da maçã.
“Eles eram irritantes”, disse Joswiak. “E eles eram irritantes porque, como você sabe, eles roubaram nossa tecnologia. Eles pegaram as inovações que nós criamos e criaram uma cópia ruim, e apenas colocaram uma tela maior ao redor. Então, sim, não ficamos muito felizes.”
No ano de 2011, a Apple iniciou um processo judicial contra a Samsung justamente por violação de patentes. Na ocasião, de acordo com o site MacRumors, a fabricante sul-coreana foi condenada a pagar uma indenização de US$ 1 bilhão, o que dá cerca de R$ 5,2 bilhões pela cotação atual do dólar. O valor foi reduzido em audiências posteriores e, em 2018, as empresas entraram num acordo.
Por outro lado, o iOS também se inspirou em vários recursos do Android ao longo dos anos, com a inclusão de central de notificações e widgets, presentes no sistema do Google desde as suas primeiras versões.
Comentários