O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (21), que decidiu zerar o imposto de importação do etanol e de seis alimentos da cesta básica. O impacto para os cofres públicos é calculado em R$ 1 bilhão por ano.
A medida inclui café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Entretanto a medida só valerá até o final desse ano.
Segundo o Ministério da Economia, os itens citados acima, registram crescimento de preços acima da média nos últimos 12 meses e cuja redução beneficia principalmente a população de baixa renda.
Também foi zerado o imposto de importação do etanol, o índice anterior era de 18%. De acordo com o Ministério da Economia, a medida pode baratear a gasolina nas bombas de gasolina em até R$ 0,20 por litro, uma vez que o combustível vendido nos postos precisa estar misturado com o produto.
Para valer, as medidas ainda precisam ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
A expectativa é a de que a medida diminua o impacto desses itens, especialmente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor — indicador de inflação voltado à baixa renda.
Bens de informática e capital
Também foi reduzido em 10% a tarifa para importação de bens de informática e capital (máquinas usadas na indústria). No ano passado, o governo já havia feito uma primeira redução de 10% para esses produtos. A medida entra em vigor a partir de abril. “Toda indústria precisa desses bens e isso aumenta a produtividade de todo mundo”, afirmou Marcelo Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia.
A inflação é uma das principais preocupações do presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve tentar a reeleição neste ano. A alta de preços é sentida sobretudo no bolso do eleitorado mais pobre.
Comentários