Segundo informações da Coluna Olavo Dutra, pais de alunos da rede pública de Tailândia, município da região nordeste do Pará, denunciam descaso por parte da prefeitura local com os estudantes de escolas públicas do município. Acontece que, desde março de 2020, início da pandemia, até os dias atuais, as aulas presenciais nas escolas ainda não foram retomadas.
De acordo com o que os responsáveis dos alunos relataram à coluna, diversas reuniões foram realizadas com a Secretaria de Educação e até com a direção do Sindicato dos Professores, o Sintepp local, porém, não obtiveram respostas positivas. A fim de pressionar a prefeitura a retomar as aulas presenciais, os pais decidiram boicotar os grupos de WhatsApp criados pela Secretaria de Educação para aulas remotas.
O que vem acontecendo em Tailândia com as aulas remotas na rede pública, sob o comando da vice-prefeita Regina Góis, que também é titular da Educação, é um descaso para com pais de alunos, para quem esse mecanismo de ensino não apresenta resultados satisfatórios, visto que ao longo de quase dois anos as crianças não evoluem na aprendizagem.
Posicionamento da Prefeitura
Segundo informações do Portal Tailândia, a prefeitura do município, após pressão da comunidade, decidiu então, ainda nesta semana, retomar as aulas presenciais, porém, com apenas 50% dos alunos a cada semana em sala de aula, com início marcado para esta terça-feira, dia 15, e prevê retorno com turmas completas, 100% presencial, no dia 18 de abril.
Neste período, devem voltar alunos do Fundamental I – 1º ao 5º ano; Fundamental II – 6º ao 9º ano; EJA – Educação de Jovens e Adultos. Os pais devem ficar atentos e se comunicarem com as respectivas escolas dos filhos para não perder o retorno dos primeiros dias de aulas.
Comentários