O grupo Jovem Pan de comunicação demitiu na manhã desta quarta-feira (9), o comentarista Adrilles Jorge. Ontem, ele terminou sua participação em um jornal da emissora fazendo a clássica saudação nazista.
O gesto foi feito durante o programa “Opinião” na noite de ontem (8). Os comentaristas falavam sobre o polêmico caso do youtuber Monark, que defendeu a existência legal de um partido nazista no Brasil, durante entrevista no Flow podcast.
Adrilles comentava sobre o caso equiparando o nazismo ao comunismo. Ao ser interrompido ao final, ele se despediu com a palma da mão estendida, gesto que ficou conhecido como a saudação ao líder nazista Adolf Hitler, que protagonizou um dos períodos mais sombrios da humanidade, o holocausto.
Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. De uma população de 3 milhões de judeus na Polônia, menos de 500 mil restaram em 1945.
Logo após o fim do programa “Opinião” de ontem, o grupo Jovem Pan emitiu uma nota (leia abaixo) repudiando o gesto do comentarista. Ele foi demitido logo depois
O apresentador não deve participar do programa Morning Show de hoje.
Leia a nota divulgada em 09.fev.2022 às 9h50:
“O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.” “No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido.” “Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan.”
Comentários