Cientistas chineses descobriram um embrião de dinossauro fossilizado ainda dentro de um ovo, informou um estudo publicado pela IScience nesta terça-feira (21).
Com idade estimada em 70 milhões de anos e tamanho em 27 centímetros da cauda à cabeça, o “Baby Yingliang”, como assim apelidado o fóssil do embrião pertencente ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parente distante das aves, apresenta uma posição embrionária nunca antes vista na espécie.
Segundo os pesquisadores, que recriaram a colocação do dinossauro dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas. Tal descoberta sugere uma forte semelhança ao ocorrido durante o desenvolvimento das aves.
A descoberta foi feita pela equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim, no ovo “esquecido” no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, que nomeou o embrião. A raridade foi adquirida em 2000 por Liang Liu, diretor da empresa Yingliang Group, que armazenou o ovo em um local seguro, porém não dando a devida importância.
Comentários