Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato, disse, em entrevista para o podcast Flow, que o PowerPoint feito sobre o ex-presidente Lula (PT), o colocando no centro do esquema de corrupção na Petrobrás, foi um “erro de cálculo” dos procuradores da ação. As informações são da Folha de S. Paulo.
“Erro de cálculo nosso… Foi um erro de conta nosso sobre o modo que pode ter gerado uma interpretação equivocada por parte da sociedade, mas a nossa intenção era de fazer exatamente o que a gente tinha feito em casos anteriores”, disse Dallagnol.
A apresentação foi realizada em 2016 e listava fatores que indicavam que Lula havia chefiado um esquema de corrupção na Petrobrás.
Dallagnol disse que, na época, tentaram ser didáticos, levando informações simples para que as pessoas entendessem qual o problema e qual a solução, pois não achavam que deveriam entender de Direito para saber sobre corrupção.
O ex-presidente denunciou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a apresentação feita pela força-tarefa da Lava Jato, acusando Deltan e os demais procuradores, Roberto Pozzobon e Júlio Noronha, de abuso de poder e de constrangimento contra Lula e a ex-primeira dama Marisa Letícia. O Ministério Público arquivou o caso.
Para especialistas críticos à condução da Lava jato, a declaração de Dallagnol sobre o PowerPoint teve um “cálculo”: o político, uma vez que essa foi a declaração de maior repercussão desde que o ex-procurador anunciou sua entrada na política.
Foto: Estadão.
Comentários