A Câmara dos Deputados deu aval para uma audiência pública para debater a mais nova boneca Barbie lançada pela Mattel: uma Barbie trans inspirada em Laverne Cox, que atuou na série Orange is The New Black, da Netflix. A data ainda será definida.
Aprovado na última quarta-feira 1°, o requerimento é de autoria do deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), vice-líder do governo na Casa. No texto, o deputado argumentou que pretende “debater sobre as implicações psicossociais em crianças em decorrência da versão da boneca Barbie com órgão sexual masculino”.
Otoni integra a bancada evangélica do Parlamento e tem forte atuação nas pautas de costume. Segundo o jornal O Globo, o parlamentar quer ouvir um representante da Mattel e um do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Sobre a boneca:
A Barbie que já está dando o que falar, foi lançada no fim do mês, quando Cox fez 50 anos. “O que mais me deixa animada sobre a boneca ser lançada é que crianças e jovens trans poderão vê-la, comprá-la e brincar com ela, e saber que há uma Barbie feita pela Mattel, pela primeira vez, semelhante a uma pessoa trans”, disse Laverne, em uma entrevista publicada na revista feminina People. Segundo Laverne, sua mãe não a deixava brincar de boneca.
Comentários