O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta última quinta-feira, 2, que irá autorizar a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 para a população acima de 50 anos. As vacinas que deverão ser aplicadas são das farmacêuticas Pfizer, Janssen e AstraZeneca.
Há um mês, o Ministério da Saúde liberou a vacinação com a segunda dose de reforço para pessoas a partir dos 60 anos e imunossuprimidos. As orientações de como irá funcionar o esquema de vacinação devem ser publicadas em nota técnica hoje, 3. Queiroga disse que o governo federal tem vacinas e que se preparou para essa nova medida.
Apesar de a decisão do Ministério da Saúde ser divulgada apenas ontem, alguns Estados e municípios já começaram a aplicar a segunda dose de reforço na população a partir de 50 anos. Em Manaus (AM), por exemplo, o governo local começou o esquema vacinal em maio. O governo do Paraná pediu a liberação junto ao governo federal na última semana.
Já em São Paulo, de acordo com dados do governo paulista, 100% da população elegível recebeu ao menos uma dose da vacina desde janeiro do ano passado. Segundo os dados oficiais, quase 95% da população de todo Estado está com esquema vacinal completo.
Comentários