O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que removerá imediatamente Lisa Cook, funcionária do Federal Reserve (Fed), do seu cargo, em uma grande escalada em sua batalha contra o banco central americano.
Ele afirmou que havia “motivos suficientes” para acreditar que Cook deu informações falsas sobre contratos imobiliários pessoais e citou poderes constitucionais que, segundo ele, lhe permitiram removê-la.
Em resposta, Cook afirmou que Trump não tem autoridade para demiti-la e que ela não renunciará.
A demissão de um membro da liderança do banco central pelo presidente é uma ação sem precedentes nos EUA, e ocorre em um momento em que Trump vem pressionando cada vez mais o Fed, especialmente seu presidente, Jerome Powell, pelo que ele considera uma relutância em reduzir as taxas de juros.
Cook é um dos sete membros do Conselho de Governadores do Fed e, neste cargo, integra o comitê de 12 membros responsável por definir as taxas de juros nos EUA.
Ela votou, juntamente com Powell e a maioria dos outros membros do comitê, pela manutenção das taxas de juros americanas na última reunião do Fed, no final de julho.
Ela foi nomeada pelo antecessor de Trump, o democrata Joe Biden, em 2022, e é a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
A decisão de Trump de demitir Cook provavelmente levantará questões jurídicas, com especialistas sugerindo que a Casa Branca precisará demonstrar, possivelmente em juízo, que tinha motivos suficientes para demiti-la.
“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, disse Cook em um comunicado.
“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir minhas obrigações para ajudar a economia americana, como tenho feito desde 2022”, acrescentou.
“Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir a tentativa de ação ilegal [de Trump]”, disse o advogado de Cook, Abbe David Lowell.
O Federal Reserve (Fed) ainda não se pronunciou sobre o anúncio do presidente, feito na noite de segunda-feira (25) por meio de sua plataforma de mídia social Truth Social.
Comentários