Nesta sexta-feira (21), enquanto era produzida a reportagem sobre a “Farra dos BYDs” e o suposto envolvimento de Beta Mutran como pessoa por trás do esquema, o vereador Jorge Vaz usou a tribuna, durante sessão da Câmara Municipal de Belém, para fazer um alerta sobre a necessidade de revisão do Plano Diretor do município.
Durante a sessão, Vaz disse ser importante agir com responsabilidade e compromisso com a população e que o crescimento de Belém depende de uma atualização urgente nas normas urbanísticas.
Vaz alegou que a cidade está há mais de uma década sem um debate adequado sobre o Plano Diretor, o que, segundo ele, prejudica o desenvolvimento de Belém e limita as condições de vida dos cidadãos. “Não tem como nossa cidade evoluir e continuar crescendo se a gente não colocar como prioridade a revisão do Plano Diretor”, declarou o vereador.
O Plano Diretor de Belém, responsável por regulamentar o crescimento urbano da cidade, não recebe uma atualização desde 2018, ainda seguindo as diretrizes de 2008. Esse planejamento impede a construção de prédios altos em algumas áreas, incluindo uma porção da Avenida Pedro Álvares Cabral, onde estão localizados os terrenos da família Mutran.
Com a previsão de revisão do Plano Diretor na gestão do prefeito Igor Normando, especula-se que Beta Mutran teria interesse em influenciar diretamente esse processo, buscando garantir a liberação para seus empreendimentos.
Denúncias sugerem que os BYDs poderiam ser usados como uma forma de “agrado” aos vereadores, com o intuito de assegurar a aprovação das alterações desejadas no Legislativo Municipal.
Jorge Vaz também faz parte dós vereadores que adquiriram o veículo elétrico e que colocaram terceiros como proprietários, neste caso, a sogra.
Comentários