A série de reportagens do QB News sobre a Farra dos BYDs acaba de ganhar um novo e surpreendente desdobramento. Nossa equipe recebeu com exclusividade a denúncia de que a distribuição suspeita dos veículos entre os vereadores de Belém pode estar diretamente ligada aos interesses da família Mutran, uma das mais ricas do estado do Pará.
A informação aponta para um possível esquema de troca de favores envolvendo a empresária Beta Mutran, que estaria articulando a aprovação de mudanças no Plano Diretor de Belém para viabilizar um grande projeto imobiliário em uma das áreas mais valorizadas da cidade.
O mistério da “Farra dos BYDs”
Tudo começou no dia 26 de fevereiro, quando o QB News revelou que uma parcela significativa de vereadores de Belém adquiriu carros elétricos BYD de forma suspeita. Os veículos, todos do mesmo modelo e comprados no mesmo período, estão registrados em nomes de terceiros, levantando questionamentos sobre a origem e a real posse desses automóveis.
Nossa investigação flagrou diversos parlamentares utilizando os carros, embora os registros apontassem proprietários sem condições financeiras para adquiri-los. Um exemplo disso é o assessor do vereador Augusto Santos, Kenneth Kleberson, que recebe um salário de cerca de R$ 3 mil, mas tem em seu nome um carro avaliado em mais de R$ 200 mil. No entanto, quem de fato usufrui do veículo é o próprio vereador.
Diante dessas revelações, empresários do setor procuraram nossa equipe e trouxeram à tona uma possível explicação para o mistério dos veículos: o envolvimento da família Mutran.
O que Beta Mutran tem a ver com a Câmara Municipal?
A empresária Beta Mutran, dona do motel Mirage, das Concessionárias Vega, e do antigo Motel Centauros, todos localizados no bairro do Umarizal, teria interesse em utilizar a área desses empreendimentos e outros terrenos próximos, para a construção de torres de condomínios de alto padrão.

Esses terrenos possuem uma localização estratégica e vista privilegiada para a Baía do Guajará, tornando-os uma mina de ouro para o mercado imobiliário. No entanto, há um obstáculo significativo para que o projeto saia do papel: as atuais restrições do Plano Diretor de Belém, que proíbem construções altas na região.
Fontes próximas ao caso revelaram que Beta Mutran teria articulado um suposto acordo com o presidente da Câmara Municipal, John Wayne, facilitando a suposta distribuição dos BYDs entre os vereadores em troca do apoio necessário para aprovar mudanças na lei urbanística da cidade.
O elo com a Concessionária BYD em Belém
A relação entre os carros elétricos e Beta Mutran fica ainda mais evidente ao analisarmos quem é o dono da concessionária BYD na capital paraense.
A empresa VEGA, responsável pela venda dos veículos na cidade, tem como diretor, Paulo Mutran, filho de Beta Mutran e Délio Mutran. Isso levanta suspeitas de que a empresária tenha usado sua influência no setor para facilitar a aquisição dos veículos por parte dos vereadores.
Plano Diretor e a possível “moeda de troca”
O Plano Diretor de Belém, que regula o crescimento urbano da cidade, não é atualizado desde 2018 e ainda segue as diretrizes do plano de 2008. A legislação proíbe a construção de prédios altos em determinadas regiões, incluindo uma das áreas da Avenida Pedro Álvares Cabral, onde se localizam os terrenos da família Mutran.
No entanto, com a previsão de uma atualização do Plano Diretor durante a gestão do prefeito Igor Normando, Beta Mutran teria interesse direto em influenciar essa revisão, garantindo a liberação para seus empreendimentos.
As denúncias apontam que os BYDs podem ter sido uma forma de “agrado” aos parlamentares, visando assegurar a aprovação das mudanças necessárias dentro da Câmara Municipal.
Assista:
A série de reportagens do QB News sobre a Farra dos BYDs acaba de ganhar um novo e surpreendente desdobramento. Nossa equipe recebeu com exclusividade a denúncia de que a distribuição suspeita dos veículos entre os vereadores de Belém pode estar diretamente ligada aos interesses… pic.twitter.com/LXMejAXtjA
— QB News (@qbnewsoficial) March 21, 2025
Comentários