Os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas D’Água I Tipo III, localizada no bairro da Terra Firme, em Belém, enfrentam uma crise que afeta tanto a dignidade do trabalho quanto a qualidade dos serviços prestados à população.
Segundo denúncias dos funcionários, o salário de janeiro de 2025, referente à dezembro de 2024, foi pago somente nesta terça-feira (21), cerca de duas semanas de atraso, mesmo com o contracheque disponível desde o dia 5 deste mês. Além disso, há um atraso de dois meses no vale-refeição e o 13º salário do piso da enfermagem, direito conquistado pela categoria, ainda não foi depositado.
Atrasos como esses são recorrentes. Em dezembro de 2024, o salário dos funcionários, referente ao mês de novembro, e o piso também atrasaram, assim como o pagamento do 13º, que foi feito após a data de vencimento estabelecida em lei.
De acordo com o Portal da Transparência, os valores para a gestão da unidade já foram repassados para o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH), responsável pela administração da UPA Terra Firme. Os repasses incluem:
- R$ 939.998,93: referente à 54ª parcela (setembro de 2024) destinada à contratação de organização social para o gerenciamento e execução das atividades da UPA.
- R$ 325.000,00: referente à 57ª parcela (dezembro de 2024) destinada às mesmas finalidades.
Apesar disso, os trabalhadores continuam sem os pagamentos devidos. Além dos atrasos financeiros, os profissionais relatam a falta de itens básicos de higiene na unidade, como papel higiênico, o que agrava ainda mais a situação.
A reportagem do QB News procurou o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana e a direção da UPA para esclarecimentos sobre os atrasos nos pagamentos e a utilização dos recursos já repassados, mas, até o momento, não obteve resposta.
A Prefeitura de Belém se pronunciou por meio de nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, realizou o repasse de recursos à Organização Social (OS) IADVH, responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme. Este repasse é parte do compromisso da atual gestão em garantir o funcionamento adequado das unidades de saúde e a continuidade do atendimento à população. A nova gestão, que assumiu a administração há 23 dias, está plenamente comprometida em resolver as pendências deixadas pela gestão anterior. Desde a sua chegada, a equipe tem trabalhado ativamente para levantar todos os débitos acumulados e identificar as necessidades urgentes para regularizar a situação financeira da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Para tanto, a Sesma tem mantido um diálogo constante com fornecedores e parceiros, visando a negociação de débitos de forma transparente e eficaz. O objetivo é resolver todas as pendências de forma rápida e garantir que a população continue a receber o atendimento de saúde de qualidade que merece.”
Assista:
Comentários