Na próxima segunda-feira (4), o mandato coletivo da vereadora Silvia Letícia (PSOL) formalizará uma solicitação para implementação de um Plano de Contingência e execução de medidas preventivas contra alagamentos em Belém durante o inverno amazônico. A demanda será encaminhada à Prefeitura de Belém e à empresa Ciclus Amazônia, responsável pela coleta de lixo na cidade.
De acordo com informações, a vereadora também solicitará uma cópia da multa de R$ 500 mil aplicada à empresa pela prefeitura e dados sobre o pagamento, que, segundo Silvia, “deverá ser aplicado pelo Executivo municipal para equipar as cooperativas de catadores de resíduos sólidos, como um mecanismo de geração de renda para os trabalhadores do setor de reciclagem.” A demanda inclui ainda que a Ciclus Amazônia adote práticas mais eficientes para atender à coleta regular da cidade.
Essa multa aplicada à Ciclus foi emitida em decorrência da interrupção da coleta de lixo no último fim de semana, em Belém. Segundo a vereadora Silvia Letícia, o incidente aumenta a preocupação com o acúmulo de resíduos durante o inverno, período em que as chuvas são intensas. Caso o lixo não seja recolhido adequadamente, isso pode causar diversos problemas para a população, como alagamentos, aumento de doenças devido à proliferação de insetos e o entupimento de bueiros.
O Plano de Contingência exigido é um documento estratégico que estabelece quais medidas devem ser adotadas pelo poder público e pelas empresas contratadas pela Prefeitura de Belém para lidar com situações adversas e assegurar a continuidade dos serviços.
Comentários