Em um novo trecho da entrevista que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, concedeu ao podcast “Égua do Podcast, nesta quinta-feira (27) o chefe do executivo municipal promete elevar a qualidade da medicina na cidade.
“Vamos ser a primeira capital com Telessaúde. […] R$25 milhões garantidos, já depositados. Quando chegar a COP nós vamos ter em seis idiomas oficiais”, declarou o prefeito.
A telessaúde, uma inovação na área da saúde que vem ganhando destaque no Brasil, está sendo considerada como parte do plano do prefeito para dar conta da demanda da população que recorre ao serviço público.
A proposta busca integrar a tecnologia à atenção à saúde, possibilitando consultas médicas remotas, com o acompanhamento de pacientes e a oferta de informações sobre cuidados de saúde.
A meta é que a população de Belém se beneficie de uma abordagem mais eficiente e acessível da saúde, permitindo um atendimento mais rápido, reduzindo, assim, as barreiras geográficas que muitas vezes dificultam o acesso aos serviços médicos.
No entanto, a implementação bem sucedida da telessaúde requer infraestrutura de qualidade, segurança de dados e uma oferta considerável dos profissionais de saúde nesse serviço.
PARALISAÇÃO DOS MÉDICOS EM BELÉM
Na semana passada houve paralisação dos médicos na capital paraense, com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sem atendimentos em Belém.
A manifestação cobra salários atrasados e melhores condições de trabalho para profissionais da saúde.
A categoria de médicos reivindica na greve, que teve inicio na sexta-feira (20), o pagamento dos salários já somam cerca de três meses atrasados.
Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), a paralisação foi aderida por 70% dos trabalhadores e 30% estão atendendo a população nos casos mais graves.
As unidades afetadas são a da Marambaia, Terra Firme e Jurunas. As UPAs da Marambaia e Jurunas são geridas pela InSaúde, sediada em São Paulo. Já UPA da Terra Firme é gerida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH), com sede no Maranhão.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que “realizou o pagamento nesta terça-feira (24), para as Organização Sociais, que gerenciam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Marambaia e Terra Firme”.
A Sesma disse ainda que “para a UPA do Jurunas o pagamento será efetuado ainda na tarde desta terça (24) e que aguarda o retorno imediato e integral dos atendimentos à população”.
Comentários