Segundo foi noticiado no Jornal do Brasil no último domingo (20), o apresentador Fausto Silva teve uma piora no quadro de insuficiência cardíaca e que, por isso, teve que entrar na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer um transplante cardíaco.
Com outras 386 pessoas à espera do órgão, o tempo para receber a doação, segundo especialistas, poderia variar de dois a 18 meses. Mas o apresentador precisou de apenas 7 dias para receber o órgão.
Faustão realizou a cirurgia de transplante no início da tarde deste domingo (27) no hospital Albert Einstein. Segundo nota divulgada pelo próprio hospital, o procedimento durou 2h30 e foi um sucesso.
O hospital foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo durante a madrugada e realizou a avaliação de compatibilidade. Fausto Silva permanece internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acompanhamento da adaptação do órgão.
A fila de transplantes no Brasil é organizada pelo SUS e unificada entre todos os pacientes aptos para a cirurgia. A prioridade no posicionamento de cada pessoa é dado a partir de uma série de critérios rígidos que envolvem principalmente a gravidade do caso e a taxa de sucesso do transplante.
Segundo o hospital a rapidez no transplante se deu porque o apresentador estava incluído como paciente prioritário por causa do estado de saúde. Ele era o segundo na fila com o tipo sanguíneo B-.
Veja a nota na íntegra abaixo:
Comentários