Começou a circular ontem, quinta-feira (8), um vídeo em que o governador do estado do Pará, Helder Barbalho, aparece fazendo uma brincadeira polêmica envolvendo o município de Chaves, no Marajó.
Cumprindo agenda governamental, Helder aparece caminhando acompanhado de diversas pessoas, entre elas, o Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende.
Uma das pessoas em volta comenta que o delegado geral pretendia ser prefeito do município de Chaves. O governador, então, para e diz:
“Olha a diferença do cara inteligente para o cara mais ou menos. Tu quer ser prefeito de Parauapebas, e ele quer ser prefeito de Chaves”
História
O atual município de Chaves localiza-se na zona fisiográfica de Marajó e Ilhas.
Primitivamente fora uma aldeia dos índios aruanas, onde os Capuchos da Província de Santo Antônio fundaram uma missão para catequizar os selvículas.
Por ato de Francisco Xavier de Medonça Furtado, em 1757, a aldeia adquiriu o predicado de Vila, passando a servir de centro militar em fins do século XVIII.
Um fato de grande significado ocorrido no município, em 1823 foi o ato de adesão, com a proclamação, de D. Pedro I, Imperador do Brasil.
Em 1833, Chaves passou a chamar-se Equador, e, em 1844 readquiriu a denominação anterior, por ocasião da marcação dos seus limites.
No período republicano, em 1889, ocorreu a criação da Comarca de Chaves, que foi instalada no ano seguinte.
Em 1891 a Vila do então município obteve elevação à categoria de Cidade. Gentílico: chaveense Formação administrativa Elevado à categoria de vila com a denominação de Chaves, em 1758. Em 1833, a vila de Chaves tem nova denominação de Equador voltando a denominar-se Chaves em 1838.
Confira o vídeo abaixo:
Comentários