Uma pesquisa do Emerson College nos Estados Unidos mostra o ex-presidente Donald Trump a frente do atual presidente norte-americano, Joe Biden, em um hipotético confronto presidencial em 2024. Dos entrevistados, 44% disseram votar no republicano, 39% no atual chefe de Estado e 12% em outro candidato.
A porcentagem de apoio a Trump permanece no mesmo nível desde a pesquisa anterior, realizada em maio. No entanto, as intenções de votos para Biden caíram.
O levantamento mostra que Joe Biden caiu de 44% para 39%, deixando Trump a 5 pontos acima do atual presidente.
Biden já demonstrou que pretende buscar o 2º mandato da Casa Branca. Entretanto, o partido Democrata repensa se o presidente deve disputar a eleição de 2024. Desde setembro de 2021, a desaprovação do governo Biden supera a aprovação.
A pesquisa também mostra que 71% dos entrevistados acreditam que o chefe de Estado norte-americano não deveria concorrer a um 2º mandato em 2024, com 45% afirmando que Biden é um mau presidente.
Para ⅓ dos entrevistados, Biden é velho demais para concorrer ao cargo novamente e ¼ disseram ser “hora de mudar”.
Ao The Hill, o codiretor da pesquisa, Mark Penn, afirmou que apenas 30% dos democratas votariam em Biden em uma primária presidencial do partido.
“O presidente Biden pode querer concorrer novamente, mas os eleitores dizem ‘não’ à ideia de um 2º mandato, criticam o trabalho que ele faz como presidente”, disse.
Já sobre a candidatura de Trump, 61% dos entrevistados disseram que o ex-presidente não deveria concorrer à Casa Branca em 2024. Segundo o levantamento, 39% acreditam que Trump é errático, 33% dizem que ele dividiria o país e 30% afirmam que o ex-presidente é responsável pela invasão ao Capitólio.
A pesquisa também mostrou que 70% dos entrevistados consideraria um candidato independente e moderado caso Biden e Trump concorram em 2024. Neste cenário, 53% dos republicanos e 64% dos democratas cogitariam essa alternativa.
Comentários