Há tempos que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, insiste para que os usuários do Facebook e Instagram protejam suas contas nas redes sociais. A recomendação do fundador do Facebook é para que os usuários do Instagram não façam capturas de tela de mensagens em bate-papos, pois, a partir de uma nova atualização, o aplicativo enviará uma notificação de que alguém capturou a conversa.
Outra mudança significativa está na visualização dos stories. Em uma nova atualização, apenas as três primeiras publicações são exibidas. Agora, para ver todos os stories, é preciso tocar em “Mostrar tudo”.
Prints notificados
Segundo Zuckerberg, agora, o Instagram e o Facebook Messenger lançaram uma atualização que inclui essa ferramenta. Por meio de seu perfil no Facebook, o CEO anunciou que há uma “nova atualização para bate-papos criptografados do Messenger para que você receba uma notificação se alguém tirar uma captura de tela de uma mensagem que desaparece”.
A notificação da captura de tela acontece quando o remetente da mensagem envia um texto com o bate-papo no modo de “mensagens temporárias”. O aviso é necessário para garantir que o destinatário não retenha informações mandadas de forma sigilosa sem o conhecimento de quem enviou a informação.
O mesmo acontece quando o usuário envia fotos que devem ser vistas apenas uma vez. Neste caso a notificação não é enviada pela plataforma, porém, o remetente poderá saber se ela foi capturada ou não arrastando a tela para o lado esquerdo. No lugar do horário da mensagem aparecerá a indicação “Captura de tela”.
As notificações, no entanto, não são feitas quando a conversa tradicional está acontecendo. Ou seja, se os modos de visualização temporária não estiverem ativo, é possível continuar fazendo prints sem que a outra pessoa saiba.
Stories resumidos
Esta pode ser a mais polêmica das atualizações, principalmente para quem trabalha com redes sociais. O Instagram passou a mostrar apenas três stories de usuários que postam com bastante frequência. Ao invés de clicar na tela para passar pela fila de publicações, o seguidor terá que responder ativamente se quer continuar assistindo os stories daquele usuário.
A adição do recurso implica em uma provável queda no número de visualização dos stories nas redes sociais, depois da quarta publicação, já que os usuários podem, simplesmente desistir de assistir ao conteúdo completo.
Comentários