Segundo informações do portal Roma News, usuários do Programa de Alergia Alimentar da Prefeitura de Belém denunciaram, nesta segunda-feira, 21, a falta de entrega do leite. Segundo denúncias dos beneficiários do programa, não há entrega de leite há mais de um mês.
O autônomo, João Gomes, 26 anos, que atua no programa há quatro semanas, disse que desde que entrou no programa não foi entregue leite para crianças. “Nós procuramos a Secretaria Municipal de Saúde no início da semana passada e nos informaram que nós teríamos uma reposta em 45 dias. Eles disseram que o problema seria na fornecedora do leite. Para ajudar, tenho que comprar leite com o meu dinheiro para diversas famílias”, contou.
Segundo ele, assim que a criança é diagnosticada com alergia alimentar, o médico indica que os pais procurem o programa. “Ao todo quase 300 pessoas participam do programa. As entregas dos leites aconteciam na Unidade Municipal de Saúde, do bairro de Fátima, nos dias de terça a quinta-feira, mas desde então não recebemos nada”, esclareceu João.
Ainda de acordo com as informações, o Programa de Alergia Alimentar para Crianças de Belém é financiado exclusivamente com recursos da Prefeitura, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não reconhece o leite como um medicamento, e sim como alimento, o que não permite investimentos federais no programa, que mensalmente fornece 1.251 latas de 6 fórmulas distintas, somando cerca de R$ 330 mil por mês, ou um total de R$ 3,9 milhões ano.
Imagem: Reprodução/Roma News
Comentários