Edmilson Rodrigues (PSOL) prefeito de Belém, veio por meio de suas redes sociais informar, na tarde desta quarta-feira (9) que golpistas estão se passaram por ele para pedir dinheiro pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
“Um número de celular usando meu nome e foto está pedindo dinheiro pelo Whatsapp”, diz um trecho da postagem de Edmilson no twitter.
Esse tipo de crime vem sendo bastante divulgado pela imprensa e debatido por especialistas ultimamente. Ele consiste, basicamente, na prática do criminoso de criar um “contato duplicado” para usurpar a identidade da vítima, na tentativa de aplicar o golpe em seus familiares e amigos.
Geralmente a quadrilha simula uma situação de urgência, usando pressão psicológica para não dar tempo das vítimas raciocinarem e perceberem a fraude.
“Meu celular foi danificado e seguiu para a revisão técnica. Preciso que você me transfira, urgentemente [uma quantia X] para minha conta, pois estou sem acesso ao meu aplicativo do banco”.
Essas é uma das abordagens mais comuns nesse tipo de golpe. Tem também as situações em que o criminoso apela para o emocional, alegando que precisa de dinheiro para comprar um remédio, por exemplo.
Edmilson disse que decidiu compartilhar o ocorrido com o intuito de alertar a população para esse tipo de crime, que tem sido praticado com bastante frequência no WhatsApp.
“Peço que as pessoas fiquem atentas e avisem caso sejam procuradas, para encaminharmos a denúncia aos órgãos competentes”, concluiu o prefeito.
Comentários