O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, teve sua conta suspensa nesta quarta-feira (12), após denúncias de que o empresário estaria compartilhando “fake news”.
A postagem que supostamente gerou a suspensão é protagonizada pelo neurocientista José Augusto Nasser, contrário à imunização do público infantil contra Covid-19. O médico foi um dos convidados da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL-DF), na audiência pública sobre vacinação infantil.
O Twitter não especificou os motivos da suspensão a Hang. Segundo a rede, uma pessoa pode ter seu perfil suspenso por ter violado critérios de segurança, como estimular a violência ou promover “propagação de ódio”; privacidade, como divulgar dados ou fotos de outras pessoas sem consentimento; ou autenticidade, como se passar por outra pessoa, fazer spam ou “usar os serviços do Twitter para manipular ou interferir em eleições ou outros atos cívicos”.
Em nota, o empresário disse que o país passa por “momentos estranhos” em que não se pode ter liberdade de pensamento e expressão. “Um absurdo! Não é possível que se tenha uma única verdade e que você não possa questioná-la. Agora não podemos mais compartilhar informações para as pessoas tomarem suas próprias decisões?”, diz o empresário.
A assessoria informou que a equipe de Hang está em contato cm o Twitter para que a conta seja reativada e que continuará “lutando pela liberdade de expressão e pelo direito ao contraditório”.
Comentários