governador do Pará, Helder Barbalho, deverá assinar nos próximos dias um decreto estadual para prestigiar e favorecer aqueles que se vacinaram, além de exigir que estabelecimentos, sejam eles públicos ou privados, estejam obrigando os frequentadores a apresentem a carteira de vacinação.
O anúncio foi feito por meio de redes sociais nessa segunda-feira, 29, após reunião com representantes do Comitê Técnico Científico e segmentos da economia.
Segundo Helder, a medida é para evitar uma maior pressão no sistema de saúde, que já está sendo vista em algumas regiões do estado, como o Baixo Amazonas, Xingu e Carajás, em que a maioria dos pacientes que, de acordo com o governador, precisa de leitos em hospitais, são aqueles que não se vacinaram.
Em Marabá, por exemplo, município que pertence ao sudeste paraense, de acordo com boletim epidemiológico, a ocupação de leitos já está em 100%. Menos da metade dos moradores da cidade garantiram a segunda dose e, pelo avanço do coronavírus na cidade, a prefeitura decidiu cancelar a festas de ano novo.
“Temos articulado com prefeituras, sociedade civil, segmentos da economia para que possamos fazer um grande mutirão, um grande esforço e, acima de tudo, que possamos encontrar soluções para impulsionar a vacinação”. – Helder Barbalho. Veja o pronunciamento na íntegra:
O Pará possui, atualmente, menos da metade de sua população, cerca de 46,93% (fonte: Sespa), com o esquema vacinal completo, tendo tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Foto: Reprodução Redes Sociais.
Comentários