Nesta tarde de quarta-feira, o governador de São Paulo João Doria anunciou, em entrevista coletiva, a flexibilização do uso de máscaras no estado.
A partir de 11 de Dezembro a população terá permissão de andar sem a proteção em ambientes abertos.
“Tomamos essa medida baseados nas evidências científicas que demonstram uma queda superior a 90% no número de óbitos e internações em relação ao pico da pandemia e aceleração da vacinação”, disse Doria.
A decisão, às vésperas de festas de fim de ano e, também carnaval, gerou críticas por parte de alguns especialistas que avaliam a possibilidade de o Brasil também enfrentar uma quarta onda da pandemia de Covid-19, como está acontecendo na Europa.
A diretora-Geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, declarou no Congresso de epidemiologia, realizado na última segunda-feira (22)a sua preocupação com o resultado de uma abertura que considera precoce diante do que vem ocorrendo no exterior.
“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022”, concluiu Mariângela.
Foto: Uol
Comentários