O Partido dos Trabalhadores já se movimenta para celebrar uma eventual vitória do ex-presidente Lula (PT) neste domingo (2). O diretório estadual do PT de São Paulo conseguiu aval da Justiça para usar a Avenida Paulista no próximo domingo, após o horário de votação. Em decisão liminar nesta sexta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) autorizou o partido a reunir apoiadores no dia das eleições a partir das 20h30.
A decisão é válida caso Lula (PT) vença a disputa presidencial em primeiro turno ou a eleição se estenda para o segundo turno. No entanto, a presença do ex-presidente no local é esperada apenas na hipótese de ele liquidar o pleito no domingo.
Se o ex-presidente ganhar a eleição já no domingo, ele deve discursar para apoiadores na principal avenida de São Paulo.
“A decisão proferida garante os direitos constitucionais de reunião e livre manifestação. Além disso, está em consonância com decisão anterior, que estabeleceu um rodízio entre grupos políticos antagônicos para utilização da avenida Paulista, notadamente pelo fato de que as últimas manifestações foram realizadas por grupos ligados à situação, em 7 de setembro”, disse o advogado Michel Bertoni Soares, um dos representantes do PT na ação.
Comentários