Durante seu discurso de posse, Lula causou emoção nos seus eleitores ao relatar uma história de 33 anos atrás. Segundo o petista, um morador de Altos, interior do Piauí, Fernando Menezes, mais conhecido como ‘Fernando PT’, teria lhe presenteado com uma caneta para que ele assinasse o termo de sua posse, nas eleições de 1989, em caso de vitória.
“Eu estava fazendo um comício no Piauí. Foi um grande comício. Depois, nós fomos caminhando até a Igreja de São Benedito. Após terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que essa caneta era para eu assinar o termo de posse se eu ganhasse as eleições de 1989”, contou Lula, alegando ser a primeira vez que usava a caneta por tê-la ‘perdido’ há mais de 3 décadas.
Porém, a história tem causado alvoroço e intrigado internautas, já que a caneta seria da ‘coleção Writers’ que, segundo um porta-voz da marca alemã à revista Exame, a fabricação da série colecionável teria sido iniciada a partir de 1992, em homenagem ao escritor F. Scott Fitzgerald. A de Lula teria sido feita em 2002. Ou seja, não coincide com o ano em que Lula afirma tê-la recebido do humilde morador da pobre região de Altos.
Há o importante fato, também, de que ‘Fernando PT’ é um homem sem muitos recursos financeiros, o que causa ainda mais estranheza na história. Na web, internautas têm acusado o novamente presidente, Luis Inacio, de manipular a população com discursos fantasiosos para gerar comoção.
Informações de Olavo Dutra
Comentários