O ministro da Economia e vice-primeiro-ministro do Nepal, Bishnu Prasad Paudel, foi cercado, agredido e arremessado em um rio por manifestantes nesta terça-feira (9), em Katmandu, durante protestos contra o bloqueio da internet e das redes sociais imposto pelo governo.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram Paudel correndo pelas ruas da capital em trajes informais, tentando escapar de um grupo de jovens. Ele chega a ser derrubado com um chute, se levanta e continua a fugir, mas acaba sendo alcançado e arrastado até o rio pelos manifestantes.
A mobilização é liderada por jovens da chamada “Geração Z”, que protestam contra medidas autoritárias, como a censura digital, além de denunciar corrupção nas instituições públicas. O movimento, que começou de forma pacífica, evoluiu para confrontos violentos com forças de segurança, resultando em depredação e incêndios de prédios públicos, incluindo o Parlamento, a Suprema Corte e residências de políticos, entre elas a do próprio Paudel.
Com a escalada da violência, o primeiro-ministro K.P. Sharma Oli e outros membros do governo chegaram a ter pedidos de renúncia. Os protestos desta terça-feira já são considerados os mais intensos das últimas décadas no Nepal, com mortos, feridos e até a suspensão temporária das operações no aeroporto de Katmandu.
Comentários