O álcool, seja consumido regularmente ou apenas em ocasiões especiais, prejudica seu corpo. Desde o cérebro e o coração, passando pelos pulmões e músculos, até os sistemas gastrointestinal e imunológico, o álcool tem amplos efeitos nocivos à saúde, inclusive causa de câncer.
O álcool é a terceira principal causa evitável de câncer nos EUA, responsável por cerca de 100.000 casos de câncer e 20.000 mortes por câncer anualmente. Em comparação, os acidentes de carro relacionados ao álcool causam cerca de 13.500 mortes por ano nos EUA.
Já na década de 1980, os pesquisadores suspeitavam que o álcool pudesse causar câncer. Estudos epidemiológicos mostraram que o álcool está causalmente ligado ao câncer de cavidade oral, garganta, caixa vocal, esôfago, fígado, cólon e reto e mama. Outro estudo relatou uma associação entre consumo crônico e excessivo de álcool e câncer de pâncreas.
Em 2000, o Programa Nacional de Toxicologia dos EUA concluiu que o consumo de bebidas alcoólicas é um conhecido carcinógeno humano. Em 2012, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, que faz parte da Organização Mundial da Saúde, classificou o álcool como carcinogênico do Grupo 1, a classificação mais alta que indica que há evidências suficientes para concluir que uma substância causa câncer nas pessoas.
Comentários