Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou nesta quinta-feira, 24, um relatório com as cidades que registraram as maiores taxas de homicídios no Brasil. Segundo o levantamento, sete dos dez municípios mais violentos do país estão localizados em Estados governados atualmente pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
As cidades citadas se concentram majoritariamente na Bahia, governada por Jerônimo Rodrigues (PT), e no Ceará, sob o comando de Elmano Freitas (PT). O relatório leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes, principal indicador de violência letal. O município com pior índice é Maranguape (CE), que registrou 79,9 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Entre os seis primeiros colocados do ranking, quatro estão na Bahia: Jequié (77,6), Juazeiro (76,2), Camaçari (74,8) e Simões Filho. Também aparecem na lista cidades do Ceará, como Caucaia e Maracanaú. No total, sete das dez cidades listadas estão sob a gestão estadual petista.
As outras três cidades são de Pernambuco, Estado atualmente governado por Raquel Lyra (PSDB). São elas: Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Feira de Santana.
A concentração de municípios violentos em Estados do Nordeste evidencia, segundo especialistas, o avanço de facções criminosas e a fragilidade das políticas públicas de segurança. Embora a responsabilidade constitucional pela segurança pública seja dos Estados, o relatório acirrou o debate político em torno do papel das administrações estaduais no combate ao crime organizado.
Comentários