Dias antes de chegar a Páscoa, quando a procura por chocolates é ainda mais intensa, o grupo italiano Ferrero mandou recolher lotes de Kinder Ovo por suspeita de ligação com surto de salmonela no Reino Unido. Até o momento, 57 casos foram confirmados, a maioria entre crianças de até 5 anos.
O Kinder Ovo Surpresa, que vem com um brinde dentro (normalmente brinquedos), é direcionado ao público infantil.
A Food Standards Agency (FSA), agência de normas alimentares do Reino Unido recomendou que os consumidores evitem comer os produtos da linha Kinder Surpresa e destacou os esforços da Ferrero em retirar o produto do mercado.
“A empresa de alimentos envolvida realizou voluntariamente a retirada e o recall deste produto e estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e suas autoridades competentes para identificar a causa precisa desse surto. Também estamos trabalhando em estreita colaboração com o Reino Unido e parceiros internacionais”, disse Tina Potter, chefe de Incidentes da FSA, em comunicado no site da agência.
A salmonela pode causar intoxicação alimentar e seus sintomas incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre, mas tendem a desaparecer em poucos dias. Mas “os sintomas podem ser mais graves, especialmente em crianças pequenas e com sistema imunológico enfraquecido”, conforme destacou a nota do FSA.
No Brasil
No Brasil ainda não houve necessidade de retirar os produtos do lote específico das prateleiras. A devolução dos produtos, até o agora, só atinge os produzidos nas fábricas de Arlon, na Bélgica, que são comercializados na França, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha, na Suécia e na própria Bélgica, segundo anúncio da marca Ferrero.
Comentários