Uma morador do Colorado, nos Estados Unidos, morreu e outras 49 pessoas estão contaminadas pela mesma cepa da bactéria E. coli, entre elas, 10 foram hospitalizadas. De acordo com investigações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês), a cepa da doença estaria no sanduíche Quarterão, da rede de fastfood McDonald’s.
Além disso, uma criança está internada com complicações de síndrome hemolítico-urêmica (SHU), condição séria que pode causar insuficiência renal. A entidade de saúde também emitiu um alerta de segurança alimentar em meio ao surto da bactéria.
“O número real de pessoas doentes neste surto é provavelmente muito maior do que o número relatado, e o surto pode não estar limitado aos estados notificados. Isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para E. coli. Além disso, doenças recentes podem ainda não ter sido relatadas, pois geralmente leva de 3 a 4 semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto”, escreveu, em comunicado, a CDC.
O primeiro caso foi relatado em 27 de setembro. A maioria das pessoas doentes é do Colorado (26) ou Nebraska (9). Outros oito estados também foram afetados: Oregon, Montana, Wyoming, Utah, Kansas, Missouri, Iowa e Winsconsin.
De acordo com a CDC, as cebolas em fatias ou os hambúrgueres de carne bovina presentes nos sanduíches podem ser a fonte da doença, mas ainda não há confirmação de qual ingrediente (ou ingredientes) específico está contaminado.
Comentários