A Dinamarca e a Alemanha serão ligadas por um túnel submerso a partir de 2029. Com 18 quilómetros de extensão e a 40 metros debaixo de água, será o maior túnel submerso do mundo.
Os quase 10 anos previstos para o projeto começaram em 2020, com a Dinamarca a construir as cápsulas submersas pré-construídas que vão estar ligadas nas profundezas do mar Báltico.
O túnel vai substituir o ferry (Balsa) a partir de Rødby e Puttgarden, que transporta milhões de passageiros todos os anos. Hoje, a travessia até a Alemanha demora 45 minutos de ferry. Com o túnel submerso vai passar a demorar apenas 7 minutos de comboio e 10 minutos de carro.
O túnel Fehmarnbelt terá 18 quilómetros de extensão e conta com um orçamento superior a 10 bilhões de euros (cerca de R$ 36 bilhões de reais) A Dinamarca prevê investir nesta obra cerca de 7,1 bilhões de euros, enquanto que do lado alemão o investimento deverá rondar os 3,5 mil bilhões de euros.
A título de comparação, o Túnel do Canal da Mancha, que liga a Inglaterra e a França, que tem 50 quilômetros de extensão e concluído em 1993, custou o equivalente a £ 12 bilhões (cerca de R$ 70,2 bilhões) corrigidos para a moeda atual.
Embora mais longo que o Túnel Fehmarnbelt, o Túnel do Canal da Mancha foi feito usando uma máquina de perfuração, em vez de imergir seções de túnel pré-construídas.
O túnel será construído ao longo do Fehmarn Belt, um estreito entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland.
Assista o vídeo abaixo:
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