Uma equipe de futebol americano escolar de Riverside, Califórnia, vem fazendo história no campeonato local, chamando a atenção e inspirando muitos ao redor dos Estados Unidos. O motivo? Todos os integrantes do time apresentam deficiência auditiva.
Com um elenco de apenas 23 jogadores, menos da metade do número de atletas da gigante maioria das outras instituições, a Escola da Califórnia para Surdos vem tendo um ano impecável. Desde o início da temporada, a equipe está invicta, tendo vencido todos os 12 jogos disputados até o momento e já estando classificada às semi-finais do campeonato estadual.
Sem ouvir o barulho da torcida, o apito dos juízes e qualquer comunicação oral antes das jogadas, os atletas afirmam não ter nenhuma desvantagem contra seus oponentes. Pelo contrário, ainda brincam, dizendo que em momentos de muita pressão tudo fica “mais calmo e silencioso”.
“Algumas pessoas que ouvem normalmente pensam que os surdos não podem fazer nada, e isso não é verdade. Os surdos podem praticar esportes. Os surdos são grandes atletas”, afirmou o kicker da equipe, Richard Rios.
“Essa visão errada, esse pensamento equivocado apenas nos faz trabalhar mais duro para provar que eles não estão certos, para mostrar a eles que os surdos podem fazer isso e muito mais”, completou o wide receiver e quarterback Joshua Sipert.
Para Keith Adams, técnico principal da equipe, a garra dos atletas para superar todos os desafios em um esporte tão auditivo é “inacreditavelmente incrível”.
A equipe da Escola da Califórnia para Surdos volta a campo neste sábado (27) precisando da vitória para manter a invencibilidade e se classificar à final do campeonato.
Comentários