O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, defendeu o fim da exigência de visto para indianos visitarem o Brasil. O pedido ocorreu durante encontro de Estado, nesta terça-feira (8/7), em Brasília. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o premiê argumentou que a medida vai estreitar as relações entre os países.
“Nós adoraríamos que as relações entre o Brasil e a Índia pudessem ser tão coloridas quanto o Carnaval. [As relações] devem ser impulsionadas pelo mesmo entusiasmo que nós temos pelo futebol. E também sempre conectar os corações, como o samba brasileiro, e tudo isso, sem a necessidade de visto. É nesse espírito que nós vamos fazer os esforços para facilitar o contato entre as pessoas de ambos os países, especialmente entre turistas, estudantes e empresários”, destacou Modi.
Em sua fala, o primeiro-ministro também elogiou a parceira entre os países como um “pilar importante de estabilidade e equilíbrio”, em meio ao período turbulento que o mundo atravessa. “Acreditamos que todas essas disputas podem ser resolvidas por diálogo e democracia”, ressaltou.
A visita do indiano resultou na assinatura de seis acordos de cooperação nas áreas de segurança, energia, agricultura, transformação digital e propriedade intelectual.
O evento sucede a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro. O Brasil e a Índia compõem o grupo, além de Rússia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Comentários