O Roda Viva recebeu nesta segunda-feira (14), a partir das 22h, o médico, cientista e escritor brasileiro Drauzio Varella, em uma conversa marcada por críticas à desigualdade regional e reflexões sobre a Amazônia.
Na abertura do programa, a jornalista Vera Magalhães questionou o convidado sobre seu mais novo lançamento, o 20º livro da carreira, intitulado “O Sentido das Águas – Histórias do Rio Negro”, obra que busca revelar ao público uma Amazônia menos conhecida: a das pessoas, das histórias e da realidade vivida nas margens dos grandes rios.
Durante a entrevista, Varella comentou os desafios enfrentados na produção do livro e apontou o abandono histórico da região Norte do Brasil, frequentemente reduzida à ideia genérica de “floresta”.
“O Norte do Brasil é a região mais abandonada do país. O Nordeste ganhou visibilidade com as secas do século passado e, com o tempo, se desenvolveu muito. O Norte também progrediu, mas muito mais devagar. O IDH é mais baixo, o acesso a água encanada e esgoto é precário, e a renda per capita está entre as menores do país”, afirmou.
O médico também destacou o potencial de riqueza da região, caso haja investimento e preservação de seus recursos naturais:
“A ideia que temos da Amazônia é aquela mancha verde no mapa, mas ali existe uma floresta com riquezas imensuráveis. Se soubermos preservar, nossos bisnetos serão muito mais ricos do que nós”.
A bancada de entrevistadores foi formada por Bruna Cambraia (editora-chefe da Obvious), Cássia Godoy (jornalista e apresentadora da Rádio CBN), Gabriel Zorzetto (repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo), Iara Biderman (editora da Quatro Cinco Um) e Naief Haddad (repórter especial da Folha de S.Paulo).
Drauzio Varella critica desconhecimento do brasileiro sobre a Amazônia: É a região mais abandonada do país”:https://t.co/iU0UNkoG3w pic.twitter.com/60KUmqFNNZ
— QB News (@qbnewsoficial) April 15, 2025
Comentários