Um trecho de dois minutos de um áudio atribuído a Eduardo Tagliaferro, ex-chefe do Gabinete de Combate à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, tem gerado debates. Na gravação, Tagliaferro aparece em uma conversa com o jornalista Oswaldo Eustáquio, demonstrando preocupação com sua segurança e afirmando estar deixando o Brasil por temer represálias contra ele e sua família.
O áudio completo, com cerca de 20 minutos, será divulgado no canal do jornalista português Sérgio Tavares no YouTube. O material faz parte do documentário “The Fake Judge”, que tem estreia prevista para maio deste ano. Com o subtítulo “The story of a nation in the hands of a psychopath” (“A história de uma nação nas mãos de um psicopata”), o filme promete trazer críticas à atuação de Alexandre de Moraes e abordar alegações de excessos do Judiciário brasileiro.
Para a produção do documentário, Sérgio Tavares visitou dez países — Brasil, EUA, Portugal, Argentina, Espanha, Reino Unido, Itália, Alemanha, Bélgica e Índia — entrevistando políticos, jornalistas, advogados e juristas, além de brasileiros que deixaram o país alegando perseguição política.
O jornalista português ganhou destaque no Brasil após ser detido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, no Aeroporto de Guarulhos. Na época, ele planejava cobrir um ato político convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista, que criticava decisões do STF. Tavares atribui sua prisão a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Em declaração sobre sua motivação para o documentário, Tavares afirmou:
“A razão do documentário foi porque eu fiz uma promessa no dia 25 de fevereiro do ano passado, perante 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista, em lágrimas, de que eu iria levar a mensagem e o grito de revolta aos cinco cantos do mundo. E, no fundo, uma vingança pelo que a Polícia Federal me fez e pelo que Alexandre de Moraes mandou fazer.”
A divulgação do documentário deve intensificar os debates sobre o papel do STF no atual cenário político brasileiro, bem como os limites da atuação judicial diante das acusações de autoritarismo e censura.
Suposto áudio do ex-assessor de Moraes em fuga será exibido em documentáriohttps://t.co/zioSiAUpK0 pic.twitter.com/J9UMRB9FQK
— QB News (@qbnewsoficial) April 1, 2025
Comentários