O Porsche 911 Turbo, incorporado como viatura ostensiva da Polícia Federal (PF) de Santa Catarina, foi personalizado e caracterizado com adesivos do órgão após uma autorização da Justiça Federal. O veículo de luxo está avaliado em R$ 1,5 milhão e foi exposto na inauguração da Delegacia de Migração (Delemig), em um shopping de Florianópolis.
Apreendido em uma operação contra a lavagem de dinheiro, tráfico e internacional de drogas, o carro esportivo faz de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e foi apresentado na sexta-feira (27) em uma cerimônia que marcou a abertura da nova delegacia. Ele ficou exposto no local até domingo (30).
Apesar da potência, a viatura será usada apenas em ações educativas “para conscientizar a população sobre a importância do combate ao crime organizado e da descapitalização de bens dos criminosos, desencorajando a prática de ilícitos”, disse a PF, em nota.
Não há data para o veículo fazer parte de outra ação ou exposição. Agora, ele será mantido na Superintendência Regional da PF em Santa Catarina. Conforme o órgão, a autorização judicial que o tornou parte da frota da PF é provisória até que seja definida a destinação final ou leilão.
A nova viatura foi apreendida pela corporação em junho de 2024 em Camboriú, no Litoral Norte, durante a operação Toppare. Na época, um italiano de 43 anos que era procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foi preso no estado.
O homem é investigado por lavagem de dinheiro no Brasil. Na Itália, ele já havia sido condenado por associação criminosa e tráfico transnacional de drogas. Por conta da investigação da PF, a Justiça decretou a arrecadação e o sequestro de bens, veículos e imóveis relacionados ao caso, avaliados em mais de R$ 35 milhões.
A Delemig atua no acesso aos serviços de regularização de permanência, emissão de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), restituição de taxas, entre outros procedimentos migratórios aos cidadãos de outros países que vivem ou estão de passagem por Santa Catarina.

Comentários