Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na China e na Tailândia. Após o tremor, as autoridades noticiaram dois mortos e dezenas de desaparecidos.
O terremoto ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local, madrugada no horário de Brasília. O epicentro foi registrado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, em Mianmar.
Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso faz com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.
Na escala Richter, usada para medir a força dos terremotos, uma magnitude de 7,7 tem potencial de causar danos sérios, como prédios destruídos em áreas habitadas –o que de fato ocorreu na Tailândia.
Mas o que significa um terremoto de magnitude 7,7 na prática?
Um terremoto acontece por uma liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas — que são os tremores.
A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960.
De acordo com a universidade americana Michigan Tech, o potencial de danos que cada intervalo de magnitude causa é das seguintes dimensões:
- Até 2,5: Não chega a ser sentido, mas os sismógrafos registram.
- De 2,5 a 5,4: É sentido, mas causa apenas pequenos danos.
- De 5,5 a 6: Danos a edifícios e outras estruturas.
- De 6,1 a 6,9: Causam muitos danos em áreas densamente povoadas.
- De 7,0 a 7,9: É um grande terremoto, com danos sérios, como prédios destruídos, em áreas habitadas.
- De 8,0 ou mais: É um terremoto ainda mais forte, que pode destruir totalmente comunidades perto do epicentro.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto tem uma única magnitude, mas com frequência o registro desse número é revisado pelos sismógrafos com novos dados.
A escala mais conhecida é a Richter, mas na prática ela já está em desuso (a não ser que seja um terremoto pequeno que não foi registrado pelas grandes agências que fazem o monitoramento).
Terremoto forte atinge Mianmar e derruba prédio em Bangkokhttps://t.co/lTlf7di4DT pic.twitter.com/yhMFkgtCsa
— QB News (@qbnewsoficial) March 28, 2025
Comentários