Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento exato em que a vice-cônsul da Colômbia foi baleada, nesta sexta-feira (14), na Avenida Nove de Julho, no Centro da capital paulista. Um policial de folga tentava impedir uma tentativa de assalto e perseguia três criminosos. Houve uma troca de tiros, e Claudia Ortiz Vaca foi atingida.
Pelas imagens do vídeo acima, é possível ver dois dos três suspeitos correndo pela calçada. A mulher no canto direito da imagem é a vice-cônsul. Assustada com a movimentação, ela encostou na parede e, na sequência, foi atingida por um dos disparos e caiu.
Claudia foi socorrida, passou por cirurgia durante a tarde e, segundo o último boletim médico, o estado de saúde dela é estável. O disparo teria atingido o abdome dela, segundo relatório médico.
O homem que a socorreu é o policial à paisana que estava perseguindo os bandidos. Tudo aconteceu no cruzamento da Avenida Nove de Julho com a Alameda Lorena, Zona Oeste da capital. No entorno, há um shopping, uma escola, uma igreja e prédios residenciais e comerciais.
Outras câmeras de segurança flagraram os bandidos fugindo do local, em meio aos carros que estavam na Avenida Nove de Julho.
Na sequência, dois deles apareceram em uma via menor até chegarem a um carro branco, que usaram para continuar a fuga, quando um terceiro suspeito apareceu e entrou no veículo.
A polícia fez buscas e conseguiu encontrar o carro com os criminosos. Um deles foi preso ainda no local, e os outros dois são procurados.
Segundo nota da Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como lesão corporal decorrente de intervenção policial, disparo de arma de fogo e tentativa de homicício. Também foi confirmado que a arma do policial foi apreendida e será periciada.
Também em nota, o Consulado da Colômbia informou que acompanha as investigações e vai prestar toda assistência à vice-consul e à família dela.7
“O Ministério das Relações Exteriores informa que, nas últimas horas, nossa vice-cônsul em São Paulo – Brasil, Claudia Ortiz Vaca, foi vítima de um disparo, que, segundo as investigações preliminares das autoridades brasileiras, foi uma bala perdida em meio a um assalto a outras pessoas. De acordo com o boletim médico, a vice-cônsul está sendo operada, mas se encontra estável. O Consulado acompanhará o desenrolar da situação e prestará apoio a vice-cônsul e sua família a todo momento”, informa nota do Consulado da Colômbia.
Comentários