Neste domingo (12), a governadora do Pará em exercício, Hana Ghassan, e o prefeito de Belém, Igor Normando, assinaram um convênio voltado para as fiscalizações e orientações no trânsito da capital.
“Por meio deste convênio, em parceria com o município, o governo do estado está disponibilizando armamentos para a Guarda Municipal, com o objetivo de fortalecer a segurança em Belém. Essa parceria, que também conta com o apoio do governo federal, possibilitou a realização de diversas obras na cidade de Belém”, afirmou a governadora em exercício Hana Ghassan.
O principal objetivo dessa colaboração é a realização de ações conjuntas para a fiscalização, orientação e controle do trânsito de veículos e pedestres. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e a Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) estarão envolvidas nesse processo, com policiais devidamente treinados para atuar como Agentes de Autoridade de Trânsito.
O convênio também estabelece que todos os policiais militares envolvidos nas atividades de fiscalização de trânsito deverão utilizar Body-cams, dispositivos de gravação que asseguram maior transparência e segurança nas ações. Além disso, três batalhões atuarão no trânsito da Região Metropolitana de Belém, sendo dois exclusivamente na capital.
A formação dos policiais militares para atuarem como Agentes de Autoridade de Trânsito já está em andamento. A cada semana, entre 30 a 40 policiais são capacitados, e em breve, Belém terá cerca de 200 novos agentes de trânsito, enquanto a região metropolitana contará com aproximadamente 300.
Como parte das comemorações do aniversário de Belém, o Governo do Estado também fez a doação de 600 pistolas semiautomáticas calibre .40, da marca Taurus, para o reforço da segurança da Guarda Municipal. O convênio inclui ainda a cessão de equipamentos não letais e coletes balísticos, visando fortalecer a segurança pública na cidade.
Comentários