Uma declaração feita pelo ator amazonense Adanilo Reis no programa “É de Casa”, da TV Globo, no último sábado (04), deu início a uma polêmica sobre o nome correto da castanha.
Durante o preparo de um café da manhã típico de Manaus, o ator chamou o fruto de “castanha-da-Amazônia”, gerando repercussão nas redes sociais.
Horas após a escalada do debate sobre o nome do fruto, a ex-BBB paraense Alana Dias surgiu publicamente no TikTok para defender o nome pelo qual o fruto é amplamente conhecido, especialmente em seu estado: “É castanha-do-Pará. Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Não é ‘castanha-do-Brasil’ nem ‘castanha-da-Amazônia’. É simples: P – A – R – Á”, enfatizou a bailarina de 25 anos.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), a ex-BBB também citou a castanha. “Castanha do Pará é a minha favorita. E a de vocês?”, questionou, colocando o nome do estado em letras maiúsculas.
Nas redes sociais o assunto virou debate e dividiu opiniões, com defensores de ambos os lados. Alguns internautas argumentaram que o termo “Castanha-do-Brasil” também é amplamente aceito e utilizado em exportações, sendo conhecido mundialmente como “Brazilian Nut”.
Comentários