Preso sob suspeita de participar dos atos de 8 de janeiro de 2023, o radialista Roque Saldanha gravou um vídeo quebrando sua tornozeleira eletrônica. No registro, ele também aparece xingando Alexandre de Moraes. Depois da publicação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão imediata do radialista à Polícia Federal, segundo o Correio Braziliense.
O vídeo de Saldanha foi publicado nas redes sociais na última terça-feira (26). Em um “recado” ao ministro do Supremo, Roque mostra a tornozeleira violada e chama a punição de “palhaçada”.
“O senhor (Moraes) pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro”, disse o radialista. Em diversos momentos, ele afronta Moraes. “Você deveria criar vergonha na cara e aprender a virar homem”, diz. Roque ainda xinga o ministro: “O senhor é vagabundo, safado, pilantra”. O homem também acusa o ministro do STF de “vender sentenças” e nega ter estado nos atos de 8 de janeiro em Brasília.
A prisão de Saldanha está ligada ao descumprimento de medidas cautelares alternativas à prisão impostas ao radialista por suposta incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro, em especial o uso da tornozeleira eletrônica – justamente o aparelho que ele rompeu e usou para atacar Moraes em vídeo.
O mandado de prisão de Saldanha foi expedido na segunda-feira, 25, e a ordem de prisão assinada no último dia 19, portanto antes da divulgação do vídeo. O mandado ainda consta como pendente de cumprimento. Para Moraes, o radialista está “deliberadamente desrespeitando” as medidas cautelares impostas pelo STF, “revelando seu completo desprezo pela Corte e pelo Poder Judiciário”.
A nova ordem de prisão de Saldanha – que foi preso na Operação Lesa Pátria em 2023 – registra que o radialista violou a ordem de monitoramento eletrônico mais de 50 vezes somente esse ano e foi alertado, de antemão, que sua prisão preventiva poderia ser decretada caso os descumprimentos continuassem.
Na gravação que circula nas redes sociais, feita na terça, 26, Saldanha se diz da extrema-direita e da bancada da bala, e alega que tirou a tornozeleira eletrônica porque sua perna estava “fervendo”, “cozinhando” e ele não estava aguentando.
Assista:
Comentários