O presidente Lula (PT) já traça planos para uma possível reeleição em 2026, e entre os potenciais nomes para a vaga de vice-presidente está o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB. A informação foi divulgada pela CNN Brasil, que indicou a candidatura de Lula como uma decisão praticamente consolidada dentro do PT, motivada pelo receio de uma possível derrota se ele não se apresentar como o nome principal.
Segundo a reportagem da CNN, a estratégia que começa a ser discutida se divide em dois eixos: política e economia. Pela política, a ideia é promover uma mini-reforma ministerial casada com a eleição para as presidências da Câmara e do Senado em fevereiro que assegure não apenas a sustentabilidade política do governo na sua segunda metade, mas principalmente que amarre aliados para a campanha de 2026.
É nesse planejamento que entra o nome do governador Helder Barbalho como um dos possíveis candidatos a vice. Os outros dois nomes citados são de Simone Tebet, atual ministra o planejamento, e Renan Filho, ministro dos Transportes.
Ainda de acordo com a CNN, o Planalto também considera uma possível entrada do PSD de Gilberto Kassab na chapa, pelo fato do partido ter sido campeão de prefeituras nas eleições deste ano e ainda a possibilidade de dar a Lula palanques importantes no Sudeste, para neutralizar São Paulo.
Comentários