O candidato Ademar Meireles (PL), 56 anos, que imitou, no visual, a imagem do presidente argentino Javier Milei para impulsionar a campanha a vereador em Florianópolis, capital de Santa Catarina, não foi eleito. Mas está entre os suplentes para a Câmara dos Vereadores de Florianópolis, recebendo 383 votos neste domingo, 06/10.
De peruca, costeleta e faixa presidencial com a cor da bandeira da Argentina, Meireles agora se intitula “Milei de Floripa”.
Ele chegou a visitar a sede do governo argentino, a Casa Rosada, em Buenos Aires, vestindo trajes típicos e concedeu entrevistas em espanhol para emissoras argentinas, segundo o jornal Exame. O slogan da campanha incluía uma motosserra, além da frase em espanhol “Viva La Libertad”. A motosserra simbolizava a promessa de cortes drásticos nos gastos públicos.
O sósia se associa a figuras políticas de extrema-direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele já chegou a levar um boneco gigante do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump para a convenção do PL.
Comentários