Os ônibus elétricos estão circulando em forma de teste, desde sábado (7), em Belém, na via expressa do BRT com itinerário conectando terminais Mangueirão e São Brás. Ainda não há previsão para que funcionem regularmente na capital.
Os testes ocorrem após uma suspensão da medida cautelar, quase dois meses depois da apresentação dos cinco veículos. Com isso, foi iniciada a instalação de carregadores, treinamento de motoristas e testes fora do terminal Mangueirão.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os testes vão continuar sendo feitos no decorrer da semana, acompanhados por técnicos da empresa fabricante e da autarquia municipal.
O intuito da superintendência é avaliar o equipamento nos períodos de picos e entrepicos de trânsito, e também o desempenho e segurança na circulação do veículo.
A partir dos testes, a expectativa é implementar a linha experimental que vai conectar o terminal Mangueirão ao de São Brás, de forma expressa. Ainda segundo a Semob, os testes também servem para avaliar e estudar a implantação de outros serviços e linhas.
Em nota a Semob disse que “atualmente não existem impossibilidades jurídicas relacionadas à operação dos ônibus elétricos em Belém e que está em andamento o processo de regularização dos veículos, realizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o emplacamento, licenciamento e vistoria”.
Comentários