O presidente ditador venezuelano, Nicolás Maduro, adiantou o Natal no país para 1° de outubro. Segundo o jornal El Nacional, o anúncio foi feito durante o programa semanal do mandatário na televisão, transmitido todas as segundas-feiras.
“Setembro já cheira a Natal e por isso, este ano, em homenagem ao povo combativo, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.”, falou para a plateia.
Essa não é a primeira vez que o líder venezuelano adianta a celebração. Em 2020, durante a pandemia, ele mudou o Natal para 15 de outubro. Em 2013, logo após a morte de Hugo Chávez, ocorrida em março, Maduro decretou que as comemorações acontecessem em 1º de novembro.
A medida deste ano acontece em meio aos questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral no país, que decretou a vitória de Maduro em uma eleição presidencial contestada pela oposição e pela comunidade internacional. O candidato opositor, Edmundo González, que afirma ter provas de ter ganho o pleito de julho, teve a prisão decretada pelo Ministério Público da Venezuela na tarde de segunda-feira (3).
Comentários