O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou, nesta terça-feira, 30, do último dia da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, que acontece desde domingo, 28, em Brasília (DF).
Durante o discurso, Lula afirmou que “gananciosos roubaram o direito do povo pelo menos melhorar de vida”.
O petista também atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Lula, seu antecessor “não gostava de escola pública” e defendia a educação em casa, ou homeschooling. Além disso, o chefe do Executivo citou as escolas cívico-militares, que deixaram de ter apoio do governo federal no ano passado.
“Nós tínhamos um cidadão que não gostava de escola pública. Ele gostaria que as pessoas pudessem ter aula em casa”, discursou o presidente, no evento na UnB, destacando que poucas pessoas têm recursos para contratar um professor particular. “Ele queria transformar o Brasil em um país de escola cívico-militar”, acrescentou.
A Conae reúne entidades da educação para formular a proposta do Plano Nacional da Educação (PNE) 2024-2034, que será finalizado hoje. O documento seria enviado como Projeto de Lei (PL) para votação no Congresso Nacional.
O presidente citou ainda que Bolsonaro e seus aliados criticam constantemente as escolas públicas por uma suposta doutrinação política e por ensinar questões ligadas a gênero, que chamam de “ideologia de gênero”.
Assista:
Comentários