Em entrevista a um jornal local, a secretária de saneamento, Ivanise Gasparim, deu detalhes sobre o novo sistema de limpeza urbana que entrará em vigor em Belém nos próximos dias.
Ivanise detalhou os serviços que entrarão em vigor na capital paraense nos próximos 30 anos, período de vigência do contrato. Entre estes, um sistema de geração de energia a partir do lixo, a chamada “bioenergia”, que deverá ser aproveitada pela comunidade no entorno do aterro.
Além disso, a titular da Sesan destacou uma novidade no sistema de transbordo do lixo, que deverá agilizar o processo de transporte dos resíduos até o aterro. Segundo ela, haverá “uma estação de transbordo na saída da cidade (no começo da rodovia BR-316), porque é muito distante, 65 quilômetros, para se levar o lixo até, por exemplo, em Marituba, até, por exemplo, em Barcarena, onde fosse. Então, essa estação vai receber imediatamente o lixo, e, depois, uma caçamba ou uma carreta muito maior vai transportar esse lixo para o destino final”, afirmou.
O consórcio de empresas Ciclus Amazônia foi o escolhido através da licitação pública, cujo resultado foi divulgado pela prefeitura de Belém no último dia 8. Formado pelas empresas Terra Plena, CS Brasil e Promulti, o contrato entra em vigor nesta quinta-feira (18), data em que será assinado o contrato.
Comentários