Mergulhados em uma profunda crise econômica, com hiperinflação, altas taxas de desemprego e violência em crescimento, os argentinos definiram o destino do país com o resultado das apurações que definiu o segundo turno.
O atual ministro argentino da Economia e candidato peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) disputará o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina contra o deputado libertário Javier Milei (La Libertad Avanza)
Os resultados parciais que definiram o segundo turno são:
84,60% dos votos apurados
- Massa – 36,19%
- Milei – 30,27%
- Bullrich – 23,74%
ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS :
QUEM É MILEI
Admirador dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Donald Trump (EUA), Javier Gerardo Milei venceu as primárias das eleições na realizadas em agosto deste ano – uma espécie prévia eleitoral, que serve para medir o desempenho dos candidatos – com pouco mais de 30% dos votos válidos. Assim como Bolsonaro, Milei era deputado federal antes de se candidatar à Casa Rosada.
Líder do partido La Libertad Avanza e autodeclarado “anarcocapitalista”, o economista e novato na política é conhecido por suas ideias e declarações polêmicas, como o fechamento (ou “dinamitar”, em suas palavras) do Banco Central, a legalização da venda de órgãos humanos, a criminalização do aborto e o fim da educação obrigatória.
Além de sua carreira acadêmica, na qual lecionou por mais de 20 anos, ele também trabalhou como consultor para grandes conglomerados financeiros, como o HSBC, e para figuras proeminentes no meio empresarial, como Eduardo Eurnekian, um dos homens mais ricos da Argentina e principal nome da Corporación Americana Internacional.
QUEM É SÉRGIO MASSA
Sergio Tomás Massa (San Martín, 28 de abril de 1972) é um advogado e político argentino, membro da Unión por la Patria, anteriormente chamada Frente de Todos, atual coalizão política de tendência peronista e progressista que governa na Argentina desde 2019, é o atual Ministro de Economia, Agricultura e Desenvolvimento Produtivo da Nação Argentina desde julho de 2022.
Comentários